You Are Reading

0

Exercícios na água fortalecem os músculos e reduzem a celulite

Pronado quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Que calor! O verão está cada vez mais perto. É hora de vestir as roupas de tecidos leves e desfilar por praias e clubes as partes do corpo que ficam tampadas por panos nas demais estações. Nesta época a malhação se intensifica, já que todo mundo deseja manter a forma e, por que não, exibi-la. Aproveite o momento: o calorão que vem fazendo lá fora também pode ser um bom motivo para dar um pontapé na rotina e variar um pouco as atividades na academia.

Uma boa maneira de fazer isso é vestir o maiô e cair na água. Pois é, ao contrário do que muita gente pensa, atividades aquáticas não são coisa de gente velha. Hoje, além das já conhecidas natação e hidroginástica, existem diversas modalidades de exercícios na piscina. Refrescam, modelam o corpo, melhoram a resistência cardiorrespiratória e ainda relaxam a mente. E melhor: com resultados mais rápidos do que você imagina! Dentre as mais recentes atividades aquáticas, destacamos a hidrobike (ou spinning aquático), também capaz de reduzir as temidas celulites.


Em uma bicicleta especial, a aula é executada em cima de cinco posições, que trabalham principalmente glúteos e pernas e, em menor proporção, a barriga. Cada professor prepara a aula de acordo com o ritmo da música, mas a sobrecarga é definida pelo aluno, conforme o ritmo da pedalada.

A principal vantagem dos exercícios na água é a ausência de impacto. Como o corpo fica mais leve dentro da piscina, não há risco de ocorrer um movimento brusco ou forçar demais as articulações. Só mesmo em atividades mais intensas é o que o cuidado precisa ser redobrado. O bom é que pessoas de qualquer idade, independentemente do nível de condicionamento físico, podem usufruir dos benefícios das atividades aquáticas.

De acordo com a professora de Educação Física e instrutora de hidrobike Laura Haensel, o gasto calórico médio de uma aula de 45 minutos é de cerca de 500 calorias. E para ter um resultado satisfatório são necessários três meses de aula. Segundo ela, a hidrobike ajuda na redução da celulite e nas dores nas pernas causadas por varizes. Como não há sobrecarga, não há impacto, então pode até ser feito por quem tem problemas no joelho.

Benefícios da hidrobike
- Baixo risco de lesões articulares e musculares;
- Redução da sobrecarga principalmente na coluna vertebral, joelhos e tornozelos;
- Fortalecimento da musculatura dos membros inferiores (principalmente pernas e glúteos);
- Fortalecimento da musculatura dos membros superiores;
- Melhora a capacidade respiratória;
- Condicionamento físico e cardiovascular (intensificado pela pressão da água).

Fonte: Portal Uai/Diário de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário

 
Personalizado por WebVenda